Fones de ouvido da realidade virtual

Autor: 
Jonathan Strickland

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Foto usada sob a
GNU Free Documentation License

O Nintendo Power Glove usado
em jogos de realidade virtual

Atualmente, a maioria dos sistemas de AV funciona em computadores normais. />Os PCs são sofisticados o suficiente para desenvolver e executar o software necessário para criar ambientes virtuais. />Os gráficos geralmente são feitos com poderosas placas de vídeo originalmente criadas pensando-se na comunidade dos videogames. />A mesma placa de vídeo que permite que você jogue World of Warcraft provavelmente está fazendo os gráficos para um ambiente virtual avançado. 

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Os sistemas de AV precisam de um jeito para exibir as imagens ao usuário. />Muitos sistemas utilizam HMDs, que são fones de ouvido que contêm dois monitores, um para cada olho. />As imagens criam um efeito estereoscópico, dando a ilusão de profundidade.  />Os primeiros HMDs usavam monitores CRT, que eram volumosos, mas ofereciam qualidade e uma boa resolução, ou monitores LCD, que eram mais baratos, mas incapazes de competir com a qualidade dos monitores CRT. />Atualmente, os monitores LCD são muito mais avançados, com resolução melhor e saturação de cores, além de terem se tornado mais comuns do que os CRT./>

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Foto cedida por Dave Pape
Roupa de dados para fornecer entrada ao usuário

Outros sistemas de AV projetam imagens na parede, no chão e no teto e são chamados de CAVE (Cave Automatic Virtual Environments). A Universidade de Illinois - Chicago criou o primeiro display CAVE, usando uma técnica de projeção traseira para exibir imagens nas paredes, no chão e no teto de um ambiente pequeno. />Os usuários podem deslocar-se em um display CAVE, usando óculos especiais para completar a ilusão de movimento através de um ambiente virtual. />Os displays CAVE proporcionam aos usuários um campo de visão muito maior, que ajuda na imersão. />Eles também permitem que um grupo de pessoas compartilhe a experiência ao mesmo tempo (embora o display acompanhe o ponto de vista de apenas um usuário, o que significa que os demais na sala são observadores passivos). />Os displays CAVE são muito caros e requerem mais espaço do que outros sistemas./>

Estritamente relacionados à tecnologia do display estão os sistemas de rastreamento. />Os sistemas de rastreamento analisam a orientação do ponto de vista de um usuário, para que o sistema de computador envie as imagens certas para o display visual. />A maioria dos sistemas requer que o usuário seja preso com cabos a uma unidade de processamento, limitando seus movimentos. />O desenvolvimento da tecnologia de rastreamento tende a ficar atrás de outras tecnologias da RV, pois o mercado para tal tecnologia está focado principalmente na RV. />Sem as exigências de outras disciplinas ou aplicativos, não há muito interesse em se desenvolver novas formas de rastrear os movimentos e o ponto de vista do usuário.  />/>

Os dispositivos de entrada também são importantes nos sistemas de RV. />Atualmente, os dispositivos de entrada variam de controladores com dois ou três botões a luvas eletrônicas e software de reconhecimento de voz. />Não existe um sistema de controle padrão na disciplina. />Os cientistas e engenheiros de RV estão continuamente explorando formas de tornar a entrada do usuário o mais natural possível para aumentar o senso de telepresença. />Algumas das formas mais comuns de dispositivos de entrada são:/>

  • joysticks/>
  • force balls/tracking balls/>
  • controladores/>
  • luvas de dados/>
  • reconhecimento de voz/>
  • rastreadores/roupas de movimento/>
  • esteiras/>