Como funciona a conexão de rede doméstica

Autor: 
Tracy V. Wilson

Até recentemente, as redes domésticas eram domínio quase que exclusivo dos tecnófilos: a maioria das famílias ou não precisava ou não podia adquirir mais que um computador. Mas agora, um único computador não é mais suficiente para muitas famílias. Em um lar com vários computadores, uma rede caseira torna-se uma necessidade mais do que um brinquedo tecnológico.

Se estiver pensando em colocar os computadores da sua casa em rede, você tem várias opções para explorar. Neste artigo, você vai aprender sobre os diferentes tipos de redes de computador domésticas, como elas funcionam e o que você deve saber se estiver planejando criar uma.

Uma rede doméstica é simplesmente um meio para permitir que os computadores se comuniquem uns com os outros. Se você tiver 2 ou mais computadores em casa, uma rede permite que eles compartilhem:

Os diferentes tipos de rede usam hardwares diferentes, mas todos eles têm os mesmos componentes essenciais:

  • mais do que um computador;
  • hardware (como um roteador) e software (tanto embutido no sistema operacional quanto como um aplicativo separado) para coordenar a troca de informações;
  • um caminho para as informações seguirem de um computador para outro.

Os dois tipos de rede doméstica mais populares são as redes sem fio e Ethernet. Em ambos os tipos, o roteador faz a maioria do serviço direcionando o tráfego entre os dispositivos conectados. Conectando um roteador à sua DSL de dial-up ou modem a cabo, você também pode permitir que múltiplos computadores compartilhem uma conexão com a Internet. Muitos roteadores novos combinam a tecnologia sem fio e a Ethernet e incluem um firewall para hardware. Para maiores informações sobre roteadores, veja Como funcionam os roteadores.

Se você for conectar sua rede à Internet, precisará de um firewall. O firewall é simplesmente um programa ou dispositivo de hardware que protege a rede de usuários maliciosos e sites ofensivos. Muitos programas de firewalls bloqueiam (por padrão) todas as informações que entram e pedem a sua permissão para deixar a informação passar. Dessa maneira, o firewall consegue descobrir que tipos de informação você permite entrar na sua rede. Para mais informações sobre roteadores, veja Como funcionam os roteadores.


O roteador conecta os computadores uns aos outros. Se você conectá-lo ao seu modem, ele também vai conectar a sua rede à Internet.

A maneira mais fácil e menos cara de conectar os computadores na sua casa é usar uma rede sem fio, que usa ondas de rádio em vez de fios. A ausência de fios físicos faz com que esse tipo de rede seja flexível. Por exemplo, você pode mover um laptop de cômodo em cômodo sem perder tempo com cabos de rede e sem perder sua conexão. A desvantagem é que as conexões sem fio são geralmente mais lentas que as conexões Ethernet.

Conexão sem fio mais rápida
A maioria das redes domésticas sem fio usa conexão 802.11g, que transmite dados a 2,4 GHz com uma velocidade de 54 megabits. O mais novo padrão de conexão sem fio é de 802.11n, que é projetado para ser mais rápido e oferecer um raio maior que 802.11g. Contudo, o padrão 802.11n ainda não é final e o primeiro hardware 802.1 não atenderam às expectativas nos testes.

Se você quiser construir uma rede sem fio, vai precisar de um roteador. Os sinais de um roteador sem fio se estendem por cerca de 30,5 metros em todas as direções, mas as paredes podem interromper o sinal. Dependendo do tamanho e da forma da sua casa e do raio de ação do roteador, você pode precisar adquirir um extensor de alcance ou repetidor para obter uma cobertura completa.

Você também vai precisar de um adaptador sem fio em cada computador que será conectado à rede. Você pode acrescentar impressoras e outros dispositivos à rede também. Alguns modelos novos têm recursos embutidos para comunicação sem fio. Você pode usar uma ponte de Ethernet sem fio para acrescentar recursos sem fio àqueles que não os têm.

Se decidir construir uma rede sem fio, vai precisar realizar algumas etapas para protegê-la (você não quer que seus vizinhos peguem carona no seu sinal sem fio). As opções de segurança sem fio incluem:

  • Wired Equivalency Privacy (WEP) (privacidade equivalente à rede com fio);
  • WiFi Protected Access (WPA)(acesso protegido Wi-Fi);
  • filtragem de endereço MAC (Media Access Control - controle de acesso à mídia).

Você pode escolher qual método (ou combinação de métodos) quer usar quando configurar seu roteador sem fio.

Embora sejam fáceis e flexíveis, as redes sem fio não são para todos. Algumas pessoas simplesmente sentem-se mais seguras usando uma rede com fio e outros têm a necessidade de transferir dados muito rapidamente. Em ambos os casos, uma rede Ethernet com fio é a melhor escolha. As redes Ethernet são mais rápidas que as redes sem fio e conseguem ser muito acessíveis. Todavia, o custo do cabeamento Ethernet é cumulativo: quanto mais computadores na rede e quanto mais longe eles estiverem um do outro, mais cara será a sua rede. Além disso, a menos que você vá construir uma casa nova e instalar os cabos de Ethernet dentro das paredes, você verá os cabos correndo de cômodo em cômodo pela casa.

Se planeja conectar somente dois computadores, tudo o que vai precisar é de um cartão de interface de rede (NIC) em cada computador e um cabo para ligá-los. O cabo mais comumente usado é o UTP (cabo de par trançado sem blindagem de categoria 5) Se quiser conectar vários computadores ou outros dispositivos, você precisará de um equipamento adicional: um roteador Ethernet. Também vai precisar de um cabo para conectar cada computador ou dispositivo ao roteador.


Foto cedida HowStuffWorks Shopper
Este roteador Belkin fornece conexões sem fio e Ethernet e age como um firewall

Depois de reunir todo o equipamento, basta instalá-lo e configurar os computadores para que possam se comunicar uns com os outros. O que você precisa fazer exatamente depende do tipo de rede e do seu hardware. Por exemplo, se escolher uma rede Ethernet e seus computadores vierem com cartões de rede já instalados, tudo o que vai precisar fazer é comprar um roteador e cabos e configurar os computadores para usá-los. Independentemente do tipo que você escolher, os roteadores, adaptadores e outros hardwares que você comprar devem vir com instruções de configuração completas.

As etapas que você precisará seguir para configurar seus computadores também vão variar dependendo do hardware e do sistema operacional. Estes links (em inglês) incluem mais detalhes sobre como fazer os computadores conversarem uns com os outros.

Se nem a conexão sem fio nem a Ethernet parecem boas para você, há outras opções para conectar seus computadores. Se os computadores tiverem portas USB ou FireWire , você pode usar cabos, jump drives ou dispositivos de transferência de arquivos para movê-los de um lugar para outro. Outras opções incluem redes pela rede elétrica e pela rede telefônica, ambas as redes usam a fiação já existente em sua casa para conectar os computadores. Assim, você não precisa se preocupar em esconder cabos extras. Veja Como funciona a comunicação por fiação elétrica para mais informações.

Para mais informações sobre redes, roteadores e firewalls, confira os links na página a seguir.