Como funcionam as salas de bate-papo

Autor: 
Dave Roos

As salas de bate-papo - assim como o e-mail, os sistemas de mensagens instantâneas (IM) e as redes sociais online - são extensões virtuais da interação humana no mundo real. Elas são espaços online nos quais os usuários se comunicam uns com os outros por meio de mensagens de texto. É um espaço onde as pessoas se reúnem para flertar, discutir sobre política e esportes, pedir conselhos, falar sobre hobbies e interesses em comum ou simplesmente matar o tempo.

A man chats in an Internet Relay Chat (IRC) chat room in 2000.
Roslan Rahman/AFP/Getty Images

Um homem conversando em uma sala do Internet Relay Chat (IRC), em 2000

 

As salas de bate-papo desempenharam papel importante na evolução da comunicação via rede de computadores. O e-mail chegou primeiro, em 1972 [fonte: NetHistory (em inglês)], deepois veio a USENET, uma lista de discussão operada por e-mail, criada em 1979. As listas de discussão se tornaram fóruns de discussão. Alguns usuários de discussão queriam interagir em tempo real com o grupo em vez de esperar para responder a uma série de mensagens. No fim dos anos 70 e começo dos 80, diversas comunidades de fóruns de discussão de pequeno porte incorporaram o chat às suas redes de IM.

O simulador de CB da CompuServe é considerado como a primeira sala de bate-papo em tempo real. Lançado para o público em 1980, o simulador aproveitava a explosiva (se bem que passageira) popularidade da cultura do rádio nos Estados Unidos, promovida pelo cinema e pela música country [fonte: PC Magazine (em inglês)]. Os usuários podiam trocar mensagens em tempo real em 40 canais diferentes, que mais tarde evoluíram para o conceito de salas.

Na metade dos anos 80, uma empresa chamada PlayNet lançou uma combinação de chat em tempo real e jogos online. Os usuários podiam jogar xadrez ou gamão contra um oponente e, ao mesmo tempo, conversar com ele via sala de bate-papo. A PlayNet acabou licenciando seu software para uma empresa chamada Quantum Link, ou Q-Link, que lançou um serviço de chat chamado People Connection. A Q-Link mudou seu nome para America Online (AOL) e ainda usa o nome People Connection para seus serviços de chat e comunidades.

No fim dos anos 90, as salas de bate-papo da AOL estavam entre as mais populares do mundo. De acordo com estatísticas compiladas pelo Pew Internet & American Life Project, 55% dos adolescentes e 28% dos adultos que usavam a Internet freqüentavam salas de bate-papo, em 2000 [fonte: Pew Internet & American Life Project (em inglês)]. Em 2005, essas porcentagens haviam caído para 18% de adolescentes e 17% de adultos [fonte: Pew Internet & American Life Project (em inglês)]. Ao longo dos anos, as salas de bate-papo perderam terreno para os serviços de IM e as redes sociais, e sofreram má repercussão na imprensa devido a problemas de segurança, especialmente para os adolescentes.

Mas como usar uma sala de bate-papo? E como garantir que seus filhos desfrutem de uma experiência segura e agradável em uma sala de bate-papo? Leia a próxima seção para descobrir.