Como entrar em uma sala de bate-papo

Autor: 
Dave Roos

Para começar, o primeiro passo é encontrar uma sala de bate-papo que se enquadre ao seu estilo. Nos dias áureos dos chats, isso não era muito difícil. As salas de bate-papo da America Online estavam repletas de usuários interessados em conversar sobre todo e qualquer assunto. Agora, o universo das salas de bate-papo pode levar um certo jeito de cidade fantasma (ou bar para solteiros). Mas não se desanime: há algo para todos, nele. Ainda que talvez você precise dedicar um pouco mais de tempo à sua procura.

Rock musician Sting chats with online fans in 2001.
Manny Hernandez/Getty Images
O roqueiro Sting conversa com fãs em uma sala de bate-papo online durante um festival no Rio de Janeiro, Brasil, em 2001

Um bom lugar para começar, nas salas de bate-papo, é oferecido por programas populares de mensagens instantâneas como o Yahoo! Messenger e o AOL Instant Messenger - AIM (em inglês). O serviço de mensagens instantâneas ICQ, na verdade, oferece algumas das mais variadas e ativas salas de bate-papo da rede.

Você também pode procurar por salas de chat que se enquadrem aos seus interesses ou necessidades. Existem salas de bate-papo sobre basquete universitário, consertos de carros, assistência técnica e, também, sobre apoio emocional. Existem chats para profissionais de saúde que tratam de pacientes do Mal de Alzheimer, para fãs de música punk, para praticantes de mountain bike e mais. Procure e tente localizar uma sala que atraia pelo menos uma dúzia de pessoas que conversam ativamente, o tempo todo.

Para entrar em uma sala de bate-papo, você precisará escolher um nome, conhecido como nick, e uma identidade de usuário. Caso esteja usando uma sala de bate-papo operada pelo Yahoo! Messenger ou AIM, você pode entrar com seu nome de usuário e senha ou usar um apelido alternativo. A maioria das salas de bate-papo permite que você assine sem senha, como convidado, ou mude de nome tantas vezes quanto desejar, ainda que durante uma mesma sessão.

A maioria dos sites (em inglês) e serviços de bate-papo oferece muitas opções diferentes de sala. Algumas são muito específicas (solteiros de 30 anos ou mais) e outras mais abrangentes (tecnologia). Muitos dos sites informam ao usuário sobre quantas pessoas já estão na sala, o que permite que se tenha uma idéia sobre a popularidade da sala antes de se entrar nela. No entanto, os assuntos das salas de bate-papo são um simples indicador e as conversas muitas vezes se afastam bastante do suposto tema.

Quando você entra em uma sala de bate-papo pela primeira vez, leia o que as outras pessoas estão conversando. Isso nem sempre é fácil, especialmente se for uma sala de muito movimento. O que você deve procurar são trechos de conversas coerentes em meio ao que um observador define como "fervilhante confusão" [fonte: Rider University (em inglês)]. Quando você lê com atenção as conversas de uma sala de bate-papo, começará a perceber padrões de conversas sobrepostas entre grupos diferentes de usuários. Escolha a que faça mais sentido para você e pode mergulhar nela. Ou use uma abordagem mais simples, como um "oi pessoal" e espere que um participante responda.

Um recurso que existe desde as primeiras salas de bate-papo é a capacidade de enviar uma mensagem privada (reservado) a um usuário individual, que não poderá ser lida por todos os participantes. Os diferentes serviços de chat oferecem esse recursos de diversas maneiras, ocasionalmente por meio de um botão especial ou pelo uso de um tag no início da mensagem, tal como o nome do destinatário cercado pelos sinais <>. Uma pessoa experiente em salas de bate-papo consegue manter diversas conversas públicas e privadas ao mesmo tempo.

Para acolher as inovações, diversos dos mais populares serviços de bate-papo acrescentaram recursos especiais às salas de chat, para romper a tradição de uso exclusivo de texto. O bate-papo da AIM (em inglês), por exemplo, permite conversas em áudio ou em vídeo com membros individuais da sala de bate-papo. Também é possível mandar mensagens de IM diretamente a outro usuário, fora do ambiente da sala de bate-papo.

Mas que tipo de comportamento você deve esperar (ou espera-se que você tolere) em uma sala de bate-papo? E o que você pode fazer para se proteger, e proteger seus filhos, contra participantes abusivos de salas de bate-papo?