Como funcionam os scanners

Autor: 
Jeff Tyson

Os scanners tornaram-se uma parte importante do home office nos últimos anos. A tecnologia do scanner está em todos os lugares e é usada de várias formas.

  • Scanners de mesa são os mais versáteis e os mais usados. Na verdade, este artigo vai falar sobre a tecnologia relacionada aos scanners de mesa.
  • Scanners de página são parecidos com os de mesa, mas o documento se move e a cabeça do scanner fica imóvel. O scanner de página se parece bastante com uma impressora portátil.
  • Scanners de mão usam a mesma tecnologia básica do scanner de mesa, mas dependem de o usuário movê-los ao invés de uma cinta motorizada. Este tipo de scanner geralmente não oferece uma boa qualidade de imagem. No entanto, pode ser muito útil para uma rápida captura de texto.
  • Scanners cilíndricos são usados pela indústria editorial para capturar imagens incrivelmente detalhadas. Eles usam a tecnologia chamada de tubo fotomultiplicador (PMT). No PMT, o documento a ser digitalizado é montado em um cilindro de vidro. No centro do cilindro fica um sensor que divide a luz refletida do documento em três feixes. Cada feixe é enviado através de um filtro de cor para dentro do tubo fotomultiplicador onde a luz é transformada em um sinal elétrico.


Scanner de mesa Scanmaker da Microtek

O princípio básico do scanner é analisar e processar uma imagem. A captura de imagem e texto (reconhecimento ótico de caracteres ou OCR) permite que você salve informações em um arquivo em seu computador. Você ainda pode alterar ou aperfeiçoar a imagem, imprimi-la ou usá-la em sua página web.

Neste artigo, falaremos dos scanners de mesa, mas os princípios básicos aplicam-se à maioria das outras tecnologias de scanner. Você aprenderá sobre os diferentes tipos de scanners, como funciona o mecanismo de digitalização e o que significa TWAIN. Você também vai aprender sobre resolução, interpolação e profundidade de bit.

Na próxima seção você vai aprender sobre cada uma das partes do scanner de mesa.