Como funcionam os sistemas operacionais

Autor: 
Dave Coustan and Curt Franklin

Selo HowStuffWorks

Se você tem um computador, já ouviu falar sobre os sistemas operacionais. Qualquer computador de mesa ou laptop que você compra normalmente já vem com o Windows instalado. Já os computadores Macintosh rodam o sistema operacional OS X. Muitos servidores corporativos utilizam os sistemas operacionais Linux ou UNIX. O sistema operacional (SO) é a primeira coisa que o computador carrega. Sem um sistema desse tipo, o computador se torna inútil.

Recentemente começaram a surgir sistemas operacionais para pequenos computadores. Se você gosta de investigar os dispositivos eletrônicos, vai descobrir que existem sistemas operacionais em dispositivos que usamos todos os dias, de celulares a pontos de acesso sem fios. Os computadores utilizados nestes pequenos dispositivos se tornaram tão poderosos que hoje eles podem até rodar um sistema operacional e aplicativos. Um computador de um celular moderno é mais poderoso do que um computador de mesa há 20 anos. Esta evolução é coerente e faz parte de um processo de desenvolvimento natural. Geralmente, você pode fazer alterações no funcionamento de qualquer dispositivo que rode um sistema operacional. Isto não é uma feliz coincidência. Como os sistemas operacionais são feitos de códigos portáveis, em vez de circuitos físicos permanentes, eles podem ser alterados sem que seja necessário descartar o dispositivo inteiro.


Foto da caixa reimpressa com permissão da Microsoft Corporation
2003 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Sistema operacional Microsoft Windows XP

Para os usuários de computadores de mesa, significa poder adicionar diversos recursos: uma nova atualização de segurança, patch do sistema, novo aplicativo ou até mesmo um novo sistema operacional sem ter de comprar um novo computador. Quando você entende o funcionamento de um sistema operacional e sabe como configurá-lo, você pode fazer muitas mudanças no comportamento dele. Isto funciona tanto para o telefone celular quanto para o computador.

O objetivo de um sistema operacional é organizar e controlar o hardware e o software para que o dispositivo funcione de maneira flexível e previsível. Neste artigo, vamos explicar o que um software precisa fazer para ser chamado de sistema operacional e mostrar como funciona o sistema operacional do seu computador vendo alguns exemplos de como controlar os outros sistemas operacionais que existem ao seu redor.