O que é Slingbox?

Autor: 
Julia Layton

Slingbox é um conversor que se conecta à sua TV (ou a qualquer outro dispositivo de saída de vídeo) e distribui o sinal para outra máquina em tempo real: não há gravação envolvida. Esta máquina poderia ser seu computador em sua casa, caso em que o Slingbox envia o sinal por meio de sua rede doméstica: poderia ser seu laptop conectado à Web ou telefone celular localizado em qualquer parte do mundo, caso em que o Slingbox envia os dados via Web. Você pode controlar o vídeo que aparece em sua tela do mesmo modo que faria se estivesse assistindo em sua casa.

 


Foto cedida por Comunidade Sling
Torrente de dados de vídeo do Slingbox

O Slingbox funciona em conjunto com o software SlingPlayer que você instala em seu computador. Juntos, eles "arremessam" (em inglês, "sling") os dados de vídeo para outro local. Ele funciona com TV comum, TV por satélite, TV a cabo, aparelho de DVD, DVR ou filmadora digital. Se for um sinal NTSC, você poderá "arremessá-lo". A Sling Media lançou também um Slingbox padrão PAL/SECAM em 2006. PAL e SECAM são os padrões dominantes fora dos Estados Unidos. Vale lembrar que o padrão de transmissão brasileiro é o PAL-M. Veja Como funciona a formatação de vídeos para aprender sobre os formatos NTSC, PAL e SECAM.

O melhor do conversor Slingbox é que você pode controlar totalmente a fonte de vídeo a partir de seu computador. O SlingPlayer possui milhares de códigos de controle remoto embutidos e você pode escolher um remoto virtual que se parece com aquele que fica na sua sala.


Foto cedida por Comunidade Sling
Um dos controles remotos na tela do SlingPlayer

Em seu escritório ou em uma cafeteria WiFi no outro lado do mundo, você pode ajustar o canal em sua TV, avançar rapidamente ao longo dos programas gravados em seu TiVo e ajustar o contraste da imagem de sua TV. Não há taxas de assinatura, apenas um preço de aquisição para o hardware e o software. Você pode instalar o software SlingPlayer em quantos dispositivos quiser, mas somente um dispositivo pode acessar o Slingbox de cada vez.

Para "arremessar" sua programação de TV, você precisa do seguinte equipamento, além do Slingbox:

  • uma fonte de vídeo;
  • um computador executando Windows 2000/XP/MCE (ainda não há suporte para Mac ou Linux) ou um telefone celular habilitado para Web executando Windows Mobile Platform 4.0 ou 5.0;
  • um roteador de banda larga;
  • uma conexão de alta velocidade à Internet (para assistir sua TV longe de casa).

Requisitos do sistema

Computador

Rede

  • Roteador de banda larga com ou sem fio
  • Conexão de alta velocidade à Internet (para uso remoto)

 

No Brasil
O Slingbox está disponível pela operadora de TV a cabo TVA. O aparelho é conectado ao modem do AJato (velocidade mínima 300 kbps) e ao decodificador TVA Digital, fazendo com que a programação seja enviada pela internet. O sistema não é compatível com Mac OSX, mas funciona em redes wireless.

 

A seguir, vamos descobrir como o sistema funciona.

­