Como funciona a visão noturna

Autor: 
Jeff Tyson

A primeira coisa que você provavelmente pensa quando vê as palavras "visão noturna" é um filme de espiões ou de ação que você tenha visto, no qual alguém coloca um par de óculos de visão noturna para encontrar outra pessoa em um prédio escuro em uma noite sem luar. E você pode ter se perguntado "isso realmente funciona de verdade, é possível enxergar no escuro?"


Foto cedida pela B.E. Meyers Company
Binóculos diurnos/noturnos de giros estabilizados fabricados por B.E. Meyers Company


Foto cedida pelo Departamento de Defesa dos EUA

A resposta é sim, definitivamente. Com o equipamento de visão noturna apropriado, você pode ver uma pessoa a mais de 180 metros de distância em uma noite nublada e sem luar. A visão noturna pode funcionar de duas maneiras bem diferentes, dependendo da tecnologia utilizada.

  • Otimização da imagem: funciona através da coleta das minúsculas porções de luz, incluindo a porção inferior do espectro luminoso infravermelho que está presente, mas é imperceptível para nossos olhos. Amplificando-a, podemos facilmente observar a imagem.
  • Imagem térmica: esta tecnologia opera por meio da captura da porção superior do espectro luminoso infravermelho, emitido na forma de calor pelos objetos e não simplesmente refletido como luz. Objetos mais quentes, como corpos aquecidos, emitem essa luz com mais intensidade do que árvores ou edifícios, por exemplo.

Neste artigo, você vai aprender sobre as duas principais tecnologias de visão noturna. Também discutiremos sobre os diversos tipos de equipamentos e as aplicações da visão noturna. Mas, primeiro, vamos falar sobre luz infravermelha.